Tricologia

Tricologia é a área médica da Dermatologia especializada no estudo, tratamento e prevenção de distúrbios capilares, que afetam a saúde, a estrutura e o aspecto do cabelo. Por isso, visa solucionar problemas relacionados aos fios e ao couro cabeludo, como queda, quebra, caspa, infecções e doenças, como a calvície.

Tricoscopia Digital

Tricoscopia Digital é uma técnica para exame do cabelo e do couro cabeludo, por meio do equipamento de fotovideodermatoscópico, uma câmera com zoom potente que possibilita a examinação precisa da área analisada. É um método simples e não invasivo, feito em consultório por médicos dermatologistas, para diagnosticar doenças e avaliar respostas de tratamentos nas regiões afetadas.

Biópsia

Biópsia do couro cabelo é um exame histopatológico, utilizado como complementação, para diagnosticar doenças inflamatórias ou tipos de alopecia. Trata-se de um procedimento cirúrgico, que consiste na retirada de amostras da pele do couro cabeludo, para que seja analisado em microscópio e, posteriormente, iniciado o tratamento indicado para o tipo de problema identificado.

Terapia Capilar

Terapia Capilar é um método de prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos fios e ao couro cabeludo. Visa minimizar e eliminar agressões externas ou corrigir desequilíbrios, ocasionados por procedimentos químicos ou emocionais nos cabelos. Após a análise, através de exames, como o tricograma, o problema é identificado e o tratamento pode ser iniciar, de acordo com o diagnóstico de cada paciente.

Plasma Rico em Plaquetas (PRP)​

A utilização do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é comum a diversas especialidades da medicina, entre elas a área capilar.

O PRP é um derivado sanguíneo que provém da recolha de uma pequena quantidade de sangue do próprio paciente, seguida de centrifugação para separar os seus componentes. A porção recolhida, e rica em plaquetas, é injetada diretamente na área a ser tratada.

Estas substâncias são capazes de regenerar o couro cabeludo devido à estimulação da proliferação dos fibroblastos (células que produzem o colagénio, a elastina e o ácido hialurónico) e à formação de novos vasos sanguíneos, que provocam a produção de mais oxigénio e nutrientes para os cabelos.

TRICHOTEST

Há diversas formas de tratar a calvície androgenética e cada indivíduo pode responder melhor ou pior ao tratamento segundo as suas caraterísticas individuais.

O TrichoTest trata-se de um teste que avalia o seu DNA e os genes relacionados à alopecia.

No teste, são avaliadas as mutações dentro do seu genoma de forma a descobrir quais os princípios ativos serão mais eficazes no combate à alopecia no seu caso específico. 

Microagulhamento Capilar

Chamamos microneedling ou microagulhamento é um procedimento médico de bioestimulação em que fazemos multipunções na derme (pele), em grande velocidade.

Para o microneedling, um dispositivo médico que faz uma estimulação dérmica fracionada a diferentes níveis da pele, estimulando a produção de colagénio e abrindo microcanais na epiderme para a penetração dos princípios ativos. Com a alta velocidade das micropunções o procedimento é rápido, eficaz e menos doloroso.

Outra importante vantagem desta técnica é a sua ação no couro cabeludo e no cabelo. Vários estudos demonstram que o microneedling estimula as células estaminais e induz a ativação dos fatores de crescimento, o que se traduz num aumento na taxa de crescimento dos cabelos e fortalecimento dos mesmos.

Bulge Hair Restoration

Essa plataforma é a sensação do momento e tem revolucionado a área de saúde e tratamentos capilares. Ela possui qualidade e eficiência na realização de tratamentos e diagnósticos capilares.

Dentre vários recursos avançados, permite observar com grande riqueza de detalhes o couro cabeludo, ampliado em até 200 vezes.

 

O seu módulo avançado de diagnósticos permite também avaliar uma enorme gama de detalhes como:

  • Espessura e densidade dos fios;

  • Lesões foliculares;

  • Metabolismo sebáceo;

  • Fenômenos alérgicos;

  • Grau de alopécia;

  • Fisiologia do couro cabeludo;

 

Além de avaliar rapidamente a situação do couro cabeludo, o Bulge consegue iniciar os tratamentos adequados, indo desde a aplicação de lasers de baixa potência, oxigênioterapia, aplicação de leds (RGB), microagulhamento robótico com agulhas banhadas a ouro e até mesmo a revolucionária técnica de drug delivery digital, que permite a pulverização de medicamentos de maneira uniforme, com uma precisão digital impressionante.

Protocolo Capilar Carlesso

A Dra. Thalita Carlesso é pioneira no Brasil no tratamento da calvície e da queda de cabelo com fatores de crescimento. Criamos um protocolo médico exclusivo para assegurar resultados máximos e duradouros, através da união entre medicina regenerativa avançada e cirurgia capilar. Temos orgulho em oferecer aos nossos pacientes a solução mais completa para o tratamento da calvície.

Na nossa prática clínica, não é raro receber pacientes que já realizaram vários transplantes de cabelo em outras clínicas e que continuam insatisfeitos. A calvície é progressiva, e em muitos casos só o transplante não basta. É preciso também cuidar dos cabelos que ainda existem, para diminuir a necessidade de outras cirurgias. Para assegurar um resultado completo e duradouro, devemos tratar também os folículos que estão sujeitos ao processo de calvície. Como? Através de estimulação das células estaminais, através de vitaminas e proteínas, através de tratamento médico, entre outros.

No nosso protocolo médico, começamos por avaliar as condições de saúde do couro cabeludo, para definir antes de tudo as causas envolvidas na queda de cabelo. Para isso, solicitamos ainda análises de sangue e outros exames médicos, quando julgamos necessário. O tratamento será sempre individualizado, cada caso tem indicações precisas. Nem sempre está indicada a cirurgia num primeiro momento.

Em suma, o Protocolo Capilar Carlesso segue a seguinte ordem:

  • Avaliação do couro cabeludo
  • Análises de sangue
  • Diagnóstico do tipo de calvície
  • Tratamento: que poderá ser clínico (PRP, formulações magistrais elaboradas sob medida, mesoterapia capilar, medicamentos orais para a prevenção da queda de cabelo), ou clínico/cirúrgico (transplante de cabelo + tratamento médico personalizado)


O nosso principal objetivo é a satisfação dos nossos pacientes

Quando nos procuram para a cirurgia de transplante capilar, muitos pacientes estão preocupados com a quantidade de cabelos ou folículos que serão implantados. Saibam que quantidade não é sinónimo de qualidade. Não somos uma cadeia de montagem e menos ainda, um supermercado em que se compram x cabelos.

A cirurgia capilar é muito mais do que retirar e colocar cabelos, por isso, não se deixe enganar por números. A qualidade de um transplante capilar está muito mais ligada a uma distribuição correta dos cabelos do que somente a quantidade de folículos implantados: é preciso senso estético para definir os limites da linha frontal; a distribuição dos cabelos deve seguir direção e sentidos que variam de pessoa para pessoa; a aparência natural é recriada através da implantação dos folículos capilares em posições estratégicas nas zonas calvas.

Há clínicas que prometem grande quantidade de folículos mas cuja cirurgia é realizada na sua totalidade por pessoal não médico. O Transplante Capilar é um procedimento cirúrgico, e deve ser realizado somente por médicos habilitados para tal.

Links Úteis

Segurança

© Todos os direitos reservados - Dra Thalita Carlesso